Photobucket

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Os 7 Sentidos


"O Bruno é um óptimo aluno. Hoje a professora deu uma aula sobre os 7 sentidos. O Bruno foi convidado para fazer um trabalho sobre este assunto. Após feito e apresentado o trabalho vai ser pendurado na parede da sala de aula para todos os colegas poderem rever a matéria quando for preciso. Ao chegar a casa, o Bruno pediu ajuda à mãe para comprar o material necessário.


Fez uma lista com tudo o que vai precisar, cola, tesoura, 1 cartolina amarela, um marcador preto e muitas revistas. O bruno escolheu amarelo para a cartolina porque sabe que é uma boa cor para realçar o seu trabalho. É sábado de manhã e a mãe já comprou todo o material.

O Bruno lança mãos às revistas e pesquisa. Abre a cartolina em cima da mesa de estudo e como marcador escreve no topo em letra grande, Os 7 sentidos. Recorta de uma revista uma linda paisagem que significa o sentido da visão, bem como a cara de um lindo bebé com olhos azuis.

Recorta ainda dois adultos vestidos de branco e com óculos a passear pela praia para explicar que às vezes o sentido da visão precisa de uma ajuda. Ver, fotografar, chorar de rir são algumas das possibilidades dos olhos, o órgão do sentido da visão. Agora decide recortar um menino a tocar violino e outro a dançar, ambos representam o sentido da audição.

Com os ouvidos podemos ouvir, conversar, saber noticias é o órgão do sentido da audição. O Bruno encontra agora uma família à volta da mesa, alegres a comer uma refeição, decide recorta-los para representar o sentido do paladar. Com o órgão do paladar podemos saber se gostamos ou não de um alimento, se está salgado ou doce. Uma senhora a tirar um bolo do forno e uma menina a cheirar um ramo de alfazema são ideais para representar o sentido do olfacto.

Assim como, uma menina a brincar e a fazer festas a um cão é um bom exemplo para o sentido do tacto, ou seja com as mãos ela sente que o cão é peludo e que o seu pelo é macio. Deve ter tomado banho hoje! O Bruno recorta três meninos a fazer meditação na praia para representar o sentido extra-sensorial e uma mãe a abraçar a sua filha, ambas a sorrir para representar o sentido da empatia.

Com cuidado o Bruno cola todos estes exemplos na cartolina e escreve o nome do sentido por baixo de cada uma. Segunda-feira o Bruno cola a cartolina na parede com a ajuda da professora e após explicar aos colegas o seu trabalho, a professora dá-lhe uma boa nota.

Um excelente! "


Isabel Leal
in Sapo Kids

Sem comentários: