Photobucket

domingo, 12 de julho de 2009

Abecedário Sem Juízo


A é a Ana, a cavalo numa cana.

B é o Beto, quer armar em esperto.

C é a Cristina, nada fora da piscina.

D é o Diogo, com chichi apaga o fogo.

E é a Eva, olha o rabo que ela leva.

F é o Francisco, come as conchas do marisco.

G é a Graça, ai mordeu-lhe uma carraça!

H é a Helena, é preta, diz que é morena.

I é o Ivo, põe na mosca um curativo.

J é o Jacinto, faz corridas com um pinto.

L é o Luís, tem macacos no nariz.

M é a Maria, come a sopa sempre fria.

N é o Napoleão, dorme dentro do colchão.

O é a Olga, todos os dias tem folga.

P é a Paula, entra de burro na aula.

Q é o Quintino, que na missa faz o pino.

R é o Raul, a beber a tinta azul.

S é a Sofia, engasgada com uma enguia.

T é a Teresa, come debaixo da mesa.

U é o Urbano, que caiu dentro do cano.

V é a Vera, com as unhas de pantera.

X é a Xana, caçando uma ratazana.

Z é o Zé, foi ao mar, perdeu o pé.



Luísa Ducla Soares, A Gata Tareca e Outros Poemas Levados da Breca, Teorema

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Os 7 Sentidos


"O Bruno é um óptimo aluno. Hoje a professora deu uma aula sobre os 7 sentidos. O Bruno foi convidado para fazer um trabalho sobre este assunto. Após feito e apresentado o trabalho vai ser pendurado na parede da sala de aula para todos os colegas poderem rever a matéria quando for preciso. Ao chegar a casa, o Bruno pediu ajuda à mãe para comprar o material necessário.


Fez uma lista com tudo o que vai precisar, cola, tesoura, 1 cartolina amarela, um marcador preto e muitas revistas. O bruno escolheu amarelo para a cartolina porque sabe que é uma boa cor para realçar o seu trabalho. É sábado de manhã e a mãe já comprou todo o material.

O Bruno lança mãos às revistas e pesquisa. Abre a cartolina em cima da mesa de estudo e como marcador escreve no topo em letra grande, Os 7 sentidos. Recorta de uma revista uma linda paisagem que significa o sentido da visão, bem como a cara de um lindo bebé com olhos azuis.

Recorta ainda dois adultos vestidos de branco e com óculos a passear pela praia para explicar que às vezes o sentido da visão precisa de uma ajuda. Ver, fotografar, chorar de rir são algumas das possibilidades dos olhos, o órgão do sentido da visão. Agora decide recortar um menino a tocar violino e outro a dançar, ambos representam o sentido da audição.

Com os ouvidos podemos ouvir, conversar, saber noticias é o órgão do sentido da audição. O Bruno encontra agora uma família à volta da mesa, alegres a comer uma refeição, decide recorta-los para representar o sentido do paladar. Com o órgão do paladar podemos saber se gostamos ou não de um alimento, se está salgado ou doce. Uma senhora a tirar um bolo do forno e uma menina a cheirar um ramo de alfazema são ideais para representar o sentido do olfacto.

Assim como, uma menina a brincar e a fazer festas a um cão é um bom exemplo para o sentido do tacto, ou seja com as mãos ela sente que o cão é peludo e que o seu pelo é macio. Deve ter tomado banho hoje! O Bruno recorta três meninos a fazer meditação na praia para representar o sentido extra-sensorial e uma mãe a abraçar a sua filha, ambas a sorrir para representar o sentido da empatia.

Com cuidado o Bruno cola todos estes exemplos na cartolina e escreve o nome do sentido por baixo de cada uma. Segunda-feira o Bruno cola a cartolina na parede com a ajuda da professora e após explicar aos colegas o seu trabalho, a professora dá-lhe uma boa nota.

Um excelente! "


Isabel Leal
in Sapo Kids

João Pestana

Esta é uma das minhas canções de embalar preferidas!!!


Já lá vem o João Pestana
Pé ante pé
Voz que não engana
Vem de longe
Já muito cansado
Pobre João coitado

Faz ó ó menino, também
Faz ó ó que o soninho já vem

Cai a noite, e o vento lá fora
Assobia forte
Não se vai embora
Conta histórias, o nunca acabar
Coisas de encantar

E o vento, não sopra só
Também tráz ao menino ó ó
Devagar, muito de mansinho
Levando o bebé pegar no soninho
Já lá vem o João Pestana
Voz que não engana
E o João, sabendo o que faz
Vê o menino adormecer em paz


sexta-feira, 5 de junho de 2009

Fim de Semana!!!


quinta-feira, 4 de junho de 2009

Livros...


Eu adoro livros!! Desde criança... agora leio menos, mas continuo a gostar de livros...


E já incuti o gosto pelos livros e pela leitura aos meus filhotes :))


Uma das coisas que gosto de fazer é passear-me por áreas com livros...


No Colégio dos meus filhotes são frequentes comentários do tipo: "os seus filhos têm uma bela biblioteca"; "os livros dos seus filhos são diferentes"; "onde compra estes livros tão giros e ricos em conteúdo?";...


É verdade que tenho algumas preocupações na escolha dos livros para os miúdos, apenas quando funcionam como presentes me deixo levar pelos livros dos desenhos animados in. Geralmente escolho livros que sejam atractivos, que retratem cenas do quotidiano, que transmitam valores que considero importantes, que desenvolvam a imaginação, criatividade e competências pessoais (auto- estima, confiança,...), que "tenham psicologia e pedagogia",... e também que os façam sonhar (contos fadas e princesas).


E raramente são os livros mais caros que preenchem estes requesitos...

Exemplo disso são os livros "Pingo Doce" e os "Continente"!!! (garanto que não ganho comissão... lol)

O Continente tem, pe, 2 Colecções que adquiri por satisfazerem as minhas "exigências":

*A Princesa Perfeita, com os os seguintes títulos: "Marta e as Traquinices"; "Marta e a Coragem"; "Marta e a Generosidade" e "Marta e a Elegância".

*Colecção Galaró, de que fazem parte: "A Árvore que queria conhecer o Mundo"; O Pescador de Estrelas"; O Homem que não queria ouvir sons maus"; O Inventor de Brinquedos" e mais 4 que ainda não estão à venda e que eu aguardo ansiosamente (lol): "Aventuras nos céus"; "O peixe do copo dos dentes que queria nadar no mar"; "Um dia o pincel" e "Samuel e mundo".

Do Pingo Doce refiro as colecções: "Histórias de Encantar" (2-7 anos) e "Ver Crescer" (6-9 anos).

As últimas aquisições aconteceram hoje, tendo comprado: "A Borboleta" e "A Árvore", da coleccão "Ver Crescer"; e ainda: "O Flautista de Hamelin" e "Sapatinhos Vermelhos", da colecção "Histórias de Encantar".


Recomendo!!!!

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Tudo Volta Ao Normal...

Felizmente as coisas menos boas aparecem, mas também se vão...
O Toni ficou sem sequelas nos olhos, recuperou totalmente e hoje regressou ao trabalho;)
2 das queimaduras dos meus dedos estão cicatrizadas, faltando apenas a do indicador, que foi a mais profunda, mas que está a evoluir favorávelmente e logo fica completamente cicatrizada:)

O Dia Da Criança Dos Meus Filhotes


Vamos lá então contar como foi...

Passaram, como estava previsto, o dia no Parque da Lavandeira: foi um dia de festa!!! Não comeram sopa ao almoço, não dormiram a sesta... foi só diversão!!! Tínhamos planeado sair com eles ao fim da tarde, para marcar o dia, mas... não passou de plano mesmo...

As t-shirts brancas que tinham pintado estavam tão pretas que nem se distinguiam os desenhos (tiveram que ficar de molho antes de ir para a máquina de lavar!!!), estavam tão cansados que no fim do banho ficaram completamente KO!!


Eu não sou muito de dar presentes nos dias supostamente estipulados para o efeito, dou quando acho que faz sentido e me apetece, mas... ia de qualquer maneira dar um livro a cada (coisa que faço inúmeras vezes!!!) e, assim, era uma forma de marcar o dia em casa, e eles identificarem o livro como presente do Dia da Criança (acho que faz sentido).




Livro do David


Livro da Mariana


E... foi assim... um dia muito feliz:)))